A ciência do Direito, essencialmente discursiva e dialogal, necessita da compreensão do discurso enquanto elemento conformador e determinante na explicitação do conteúdo de comportamento a ser exigido do destinatário da norma.
Compreendendo a inerência da linguagem no estabelecimento normativo, não apenas na sua delimitação possível, persuasão verossimilhante, probabilidade razoável e certeza apodítica, a Hermenêutica comporá a ciência, quiçá a Arte, de melhor conhecimento das regras de interpretação do próprio sistema normativo. Afinal, sistema, conceito fundamental na Ciência Jurídica, posto a imprescindibilidade do reconhecimento das relações sociais, cultura e capacidade organizacional humanos, é elemento fundador da experiência jurídica.
Assim, o Curso de Extensão em Hermenêutica Jurídica servirá ao atendimento da necessidade de compreensão do Fenômeno das relações entre direitos e deveres, desenvolvendo a segurança e capacidade necessárias aos acadêmicos de Direito na formação de contextos de descoberta, e justificativa, das normas jurídicas a serem auferidas por meio das fundamentais fontes do Direito: doutrina, jurisprudência e legislação.
Muito mais que um curso de mera interpretação legal, a pretensão dessa atividade de extensão é a de permitir, ao educando, a capacidade da busca e compreensão das certezas normativas a serem consideradas na capacitação de superação de conflitos normativos, tanto em juízos ponderativos quanto axiológicos. Este curso permitirá, ao aluno, o desenvolvimento da segurança necessária dos meios de compreensão normativos da Ciência Jurídica.
Datas e Horários: 03/09, 17/09, 24/09 e 01/10 das 08:30 a 12h e 13h às 17:30.
Local: UCP - Faculdades do Centro do Paraná - Pitanga PR.
Certificado: Total de 40h/a.
Professor: Prof. Msc. Maurício Marques Canto Junior.